Newsletter Facebook

Publicado em:
11
5/2017

Conheça a história da tradicional panqueca japonesa Dorayaki

Recheios mais tradicionais são de creme ou anko e doce de feijão Azuki.

Assim como o arroz e o peixe, que estão entre os principais ingredientes da culinária japonesa para o preparo de entradas e pratos principais, o feijão Azuki também tem seu valor. Ele é a base de muitos doces famosos no Japão; aqui, a tradicional panqueca japonesa Dorayaki é recheada de pasta do feijão vermelho.

Depois que a receita se popularizou mundo a fora, o doce ganhou muitas versões e recheios, como chantili com morango, chocolate, creme de castanha, entre outros. Os mais tradicionais são de creme ou anko (doce de feijão Azuki).

São muitas as histórias que envolvem sua origem. Uma delas conta que, o primeiro Dorayaki surgiu quando um samurai chamado Benkei esqueceu seu gongo (dora) após sair da casa de um fazendeiro, onde ele estava escondido. Após esse episódio, o fazendeiro passou a utilizar o gongo para fritar as panquecas, batizando-o de Dorayaki.

Já o preparo da panqueca como é conhecida hoje, formada por duas circunferências de massa com recheio no meio, teve início a partir de 1914, em uma confeitaria em Ueno, em Tóquio. Até então, ela era feita com uma camada mais fina de massa e depois recheada.

Fonte: Primeira Página