NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
13
9/2017

Prato típico coreano é tema de workshop nas Oficinas de Gastronomia Asiática

Renomada chef Yun Hwang comanda aula show durante Asian & Seafood Show. Confira a receita do Bibimbap & Dolsot Bibimbap que será apresentada

Yun Hwang, mais conhecida como Dona Regina, é fundadora do Restaurante Portal da Coreia – aberto no ano de 2009 e localizado no tradicional bairro da Liberdade. Nascida em Seul, na Coreia do Sul, decidiu seguir os passos de sua mãe - ex-cozinheira e dona de restaurante tradicional coreano em São Paulo desde os anos 80 - e se aprofundar mais na culinária de seu país para disseminar os temperos e tradições para o público brasileiro.

Nas Oficinas de Gastronomia Asiática da Asian & Seafood Show, Regina demonstrará a receita do Bibimbap, uma espécie de risoto coreano, e algumas variações de Kimchi, clássico fermentado presente em todas as refeições dos coreanos.

A aula show acontece no domingo, dia 1, ás 15:45. Para acompanhar a aula, não há necessidade de inscrição prévia, basta comparecer no dia do evento.

Confira a receita para o Bibimbap & Dolsot Bibimbap de Yun Hwang:

50g de Arroz branco (oriental)
50g Abobrinha
50g Espinafre
30g Broto de Samambaia
50g Broto de Soja
30g de Carne moída de boi ou bem picado
50g Cenoura
50g Champignon
30g Raíz de campânula
50g Shitake
1 Gema de ovo cru
Alga
Óleo de gergelim

Tempero:
Sal
Pimenta do Reino moída
Óleo de gergelim torrado
Óleo de Soja

Molho:
2 colheres de sopa de pasta de pimenta coreana (Gochujang)
1 dente de alho picado
1 colher de chá de cebola picada
1 colher de chá de carne bovina picada
½ colher de chá de açúcar
½ colher de óleo de gergelim torrado


Modo de preparo:

Lavar o arroz e deixar de molho por 30 minutos. Depois escorrer e cozinhar numa panela com água.

Lavar a abobrinha e cortar em julienne, levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar óleo de soja. Depois saltear a abobrinha e temperar com sal.

Levar ao fogo a panela com água. Depois mergulhar o espinafre em água fervendo e logo em seguida lavar em água fria e escorrer. Temperar com sal e óleo de gergelim torrado

Levar ao fogo a panela com água. Cozinhar o broto de samambaia e em seguida lavar em água fria e escorrer.
Levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar o óleo de soja. Refogar o broto de samambaia e temperar com sal.

Levar ao fogo a panela com água. Depois mergulhar o broto de soja em água fervendo e logo em seguida lavar em água fria e escorrer. Temperar com sal e óleo de gergelim torrado.

Levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar óleo de soja. Depois fritar a carne moída ou bem picada e temperar com sal e pimenta do reino moída.

Lavar a cenoura e corta em julienne, levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar óleo de soja. Depois saltear a cenoura e temperar com sal.

Lavar o Champignon e cortar em finas fatias, levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar o óleo de soja
Depois refogar o champignon e temperar com sal.

Lavar a raiz de campânula e cortar em julienne, levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar óleo de soja.
Depois saltear a raiz campânula e temperar com sal.

Levar o shitake e cortar finas fatias, levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar o óleo de soja. Depois refogar o shitake e temperar com sal.

Para o molho:
Levar ao fogo a frigideira para esquentar e adicionar o óleo de soja. Depois colocar dente de alho picado, cebola picada, carne e refogar. Para finalizar o molho colocar a pasta de pimenta e temperar com sal, açúcar e óleo de gergelim torrado.

Para Montagem:
Panela de pedra para Dolsot Bibimbap
Untar a panela de pedra com óleo de gergelim torrado, colocar o arroz cozido e decorar com champignon, shitake, carne e vegetais. Depois levar a panela de pedra decorada ao fogo e finalizar com ovo cru ao centro e alga.

O Dolsot Bibimbap é servido em uma panela de pedra quente, fazendo formar uma casquinha no fundo da panela. Servir com pasta de pimenta e óleo de gergelim torrado.

Antes de comer misturar todos os ingredientes, colocar pasta de pimenta a goto e óleo de gergelim torrado formando assim um mexido de arroz.

Tigela para Bibimbap
Na tigela colocar o arroz cozido e decorar com champignon, shitake, carne e vegetais e para finalizar colocar o ovo frito ao centro e alga.

Servir com pasta de pimenta e óleo de gergelim torrado formando assim um mexido de arroz.

Fonte: Primeira Página