NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
2
10/2017

Rei da Cutelaria apresenta facas comemorativas na Asian & Seafood Show

Distribuidora oficial da Zwilling, empresa trouxe para a feira modelo especial produzido em edição limitada para celebrar os 285 anos da marca.

A Rei da Cutelaria é distribuidora oficial de marcas renomadas de acessórios gastronômicos. Para a Asian & Seafood Show, as novidades se concentram nas facas da série Twin 1731 e a Mungsten Damast, da Zwilling, e também na pedra para afiar da tradicional marca japonesa King.

A Twin 1731 foi criada para comemorar os 280 anos de fundação da marca alemã Zwilling J.A. Henckles. Com edição limitada, esse conjunto de facas foi projetado visando à fusão perfeita entre o que há de melhor no design e na tecnologia atual.

Seu desenho foi concebido pelo mundialmente famoso arquiteto e designer industrial italiano Matteo Thun, que foi capaz de unir uma engenharia balanceada e anatômica com um design simples, moderno e elegante.

A lâmina é feita com aço “Cronidur 30”, o mesmo material utilizado pela NASA na construção do ônibus espacial. Além disso, passa por um processo de endurecimento, utilizando modernas técnicas de tratamento térmico, em que a peça chega a ser aquecida até 1000⁰C e resfriada rapidamente, visando a alterar a estrutura interna para depois temperá-la.
As lâminas são lixadas manualmente duas vezes por experientes cuteleiros da Zwilling, alcançando espessuras de milésimos de milímetros. O cabo é feito de madeira de uma rara árvore cultivada no sul da Indonésia chamada de ébano de macassar. Uma madeira bastante dura e muito densa que não absorve umidade com facilidade.

A finalização da faca é feita de modo completamente artesanal. O cabo e a estrutura de aço são fixados manualmente, e a madeira recebe um acabamento tão delicado que apenas três experientes funcionários em toda a fábrica são autorizados a realizá-lo. Por fim, a faca recebe uma limpeza ultrassônica antes de ser embalada e transportada.

Para comemorar o aniversário de 285 anos em 2016, a Zwilling J.A. Henckles aceitou o desafio de fabricar com perfeição uma faca Sigmaforge utilizando tecnologia avançada e da necessidade de soldar e forjar em uma única peça o aço damasco de 100 anos de ponte Mungsten - maior ponte ferroviária da Alemanha - juntamente com o aço inoxidável moderno. Foram fabricadas apenas 285 unidades, correspondentes a cada ano de existência da lendária marca alemã.

Neste processo especial de forjamento, a faca é fabricada de modo que adquira as características de maior durabilidade, flexibilidade e longa duração da lâmina de corte.

Fonte: Primeira Página